CIFA

Estrutura física e funcional

O Hospital de Caridade Sant’Ana – HCSA, situado à Rua Antônio Moraes Viegas, n° 133, no município de Bom Retiro do Sul-RS, foi fundado em 29 de outubro de 1950 e caracteriza-se como hospital geral, Microrregional.

O mesmo possui uma área construída de 5.076,98 m², mantendo 50 leitos, destes 36 são cadastrados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Sua área de abrangência se restringe basicamente ao município onde está localizado, atendendo um pequeno número de munícipes de Fazenda Vilanova, Taquari e Estrela.

O HCSA atende através do Sistema Único de Saúde - SUS e convênios, sendo os principais a UNIMED e o IPE.

O quadro funcional do Hospital é de 57 funcionários, distribuídos entre os setores de administração, recepção, dispensário de medicamentos, enfermagem, esterilização, apoio, manutenção, cozinha e lavanderia. Além dos colaboradores, o Hospital ainda conta com o trabalho de quatro irmãs, que desempenham as funções de enfermeira, técnica em radiologia, tesoureira e psicopedagoga.

O Corpo Clínico da Instituição é constituído por onze médicos e além destes há mais quatro profissionais médicos, de diferentes especialidades, que prestam atendimento no consultório multiprofissional.