CIFA

Nossa História

A ideia da construção de um hospital em Bom Retiro do Sul surgiu em 1941 com a fundação “Pró Construção”, tendo como 1º presidente o Sr. Leopoldo Brenner. A construção do prédio foi iniciada em 1944 com a participação de toda a comunidade bonretirense.

Depois de muito esforço, principalmente por parte das lideranças do Município, no dia 29 de outubro de 1950 foi inaugurada a 1ª parte do Hospital, que começou a funcionar, em situações precárias, com apenas 15 leitos. O Dr. Ângelo Ribeiro Pivatto, primeiro médico, assumiu a responsabilidade técnica do Hospital com muita dedicação e empenho, durante os primeiros anos da caminhada. Foram 19 longos e difíceis anos.

Crescendo a demanda e também as dificuldades, foi necessário aprimorar a administração do Hospital. Por este motivo, D. Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre, a pedido do Pároco de Bom Retiro do Sul Pe. Leopoldo Marx, solicitou à Congregação das Irmãs Franciscanas de N.Sra. Aparecida para assumir o Hospital. Esta, aceitando o convite, assumiu no ano de 1963.

Graças à capacidade administrativa das Irmãs, o Hospital foi doado definitivamente à Congregação que fez com que a Instituição crescesse em todos os aspectos, chegando a triplicar seu espaço físico no final de 1977. Em 1980 foram construídas mais duas novas alas.

Atualmente o Hospital mantém 50 leitos e com a participação de toda a comunidade hospitalar constituída de Irmãs, Médicos e Colaboradores procura-se prestar um serviço de qualidade à população. Além disso, anexo ao Hospital, encontra-se o Centro Clínico que conta com Consultórios Médicos, Laboratório de Análises Clínicas, Sala de Fisioterapia e Consultório para realização de Ecografia.

A história do Hospital registra momentos de dificuldades, de todo tipo. Porém, graças à persistência e a colaboração de todos, as crises foram superadas e o Hospital prossegue com sua nobre missão de promover a Vida.

Nesse sentido, a Instituição assume perante a sociedade sua parcela de responsabilidade, trabalhando na prevenção e melhoria das condições de saúde da população.

Este trabalho é feito em equipe, de modo que todos os colaboradores (Funcionários, Médicos, Irmãs) dão sua contribuição pessoal para elevar o conceito do grupo e melhorar cada vez mais a imagem do Hospital.