CIFA

60 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA COM BRS

Em 1938 a ideia de um hospital na vila de Bom Retiro começou a ser ventilada por um pequeno grupo que, com adesão da comunidade, se tornou a sociedade Pró Construção do Hospital. Assim foi possível a aquisição de terreno e construção do prédio que foi inaugurado em 29 de outubro de 1950. Foram 12 anos de organização e empenho da comunidade. Seis anos depois foi inaugurada a Maternidade e a Capela.

Com dificuldades financeiras e administrativas, crescentes desafios e problemas que se tornavam insuperáveis, em março de 1960, a Diretoria do hospital pediu a Dom Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre para conseguir religiosas para a Direção e outros serviços necessários para o funcionamento do hospital. Depois de muita insistência do arcebispo e por obediência à Igreja, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida assumiram o hospital em 30 de janeiro de 1962. O hospital foi descrito com 19 quartos, 02 enfermarias para indigentes, sala cirúrgica, sala de fisioterapia, cozinha, quintal, horta e clausura (lugar para as irmãs).

A fase da adaptação foi difícil, mas o amor aos doentes e compromisso assumido com a Igreja as tornaram fortes para vencer as dificuldades. O espírito de sacrifício as fazia colocar os doentes acima de si mesmas, passando necessidades para suprir as dos pacientes. Vendo a atuação das Irmãs a Direção do Hospital, em janeiro de 1963, doou o mesmo à Congregação.

Desde que assumiu a Mantenedora investiu no hospital, seja construindo ou reformulando espaços:

  • Em 1966 o hospital implementou o espaço físico para instalar um laboratório de análises clínicas e quarto para médico;
  • Em 1977 houve uma grande ampliação com a construção de um segundo bloco, com três pisos, num total de 2.062,09 metros quadrados de construção, com novo bloco cirúrgico, centro de esterilização, 02 salas de cirurgia, sala de parto; ampliando o número de leitos para 50;
  • Nos anos que se seguiram foram realizadas várias reformas e adaptações internas;
  • Em 1999 foi inaugurado o Centro Clinico que, além de consultórios médicos, conta com salas para tomografia, ecografia e laboratório de Análises Clínicas.
  • Junto com a estrutura, novos equipamentos foram adquiridos;
  • Ampliação da rede de oxigênio para todo o hospital, com usina própria;
  • 2015, as Irmãs cederam a residência para a organização do Residencial Bem Viver – Lar de longa permanência para idosos.

Novos Empreendimentos:

Com aporte da Mantenedora o hospital está investindo:

  • Na colocação de energia fotovoltaica;
  • Construção de um Centro de Diagnóstico para maior conforto e bem estar da população, reunindo em um único espaço os exames hoje já realizados no hospital: Tomografia, Ecografia, Mapa Arterial, M.A.P., Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Raio-X digital e, em breve, Mamografia. Será ainda construída uma nova sala de emergência e adaptações na área do ambulatório.


Em 2022 fazem 60 anos que as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida fazem parte da história de Bom Retiro do Sul. Junto com a comunidade e o Poder Público sempre buscou oferecer um serviço de qualidade e humanização.