CIFA

Luto, perdão e reconciliação no leito de morte

Um grupo da Pastoral da Saúde e Humanização Hospitalar do HCSA participou de uma palestra promovida pelo Sínodo do Vale do Taquari - Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, no dia 26 de outubro de 2019, ministrada pelo Pr. Dr. Marcos Armange, da Pastoral do Cuidado de Porto Alegre. 

A reflexão do Pr. Marcos girou em torno do tema: Luto, perdão e reconciliação no leito de morte. A visitação da Pastoral da Saúde, tem a ver com CUIDADO, tem a ver com Deus; pois Ele "visitou o seu povo".  Somos acostumados a cuidar de quem nos é próximo, "dos nossos", da nossa família. Isso faz parte do ser humano, pois desde o nascimento fomos cuidados. Necessitamos do cuidado para vivermos. Mas, como cristãos, precisamos ir além, precisamos romper com as fronteiras da família; assim como fez o "bom samaritano", cuidando daquele que não era de sua família e nem mesmo de seu povo (cf. Lc 10, 25-37). 

Para cuidar do outro, precisamos sair de nossa atitude blasé, de indiferença, pois nos acostumamos com a dor do outro. Como o sacerdote ou o levita, nos acostumamos a passar ao lado e continuar a nossa vida, nossos afazeres. Por isso precisamos de espiritualidade, isto é, caminhar com Deus, reconhecer Deus na vida.  E caminhamos à medida que colocamos Jesus Cristo como nossa referência. Jesus vai à casa das pessoas, começa pela periferia. Ele dialoga, vê as pessoas. Vê as belezas e também a miséria. Vê a vida como ela é. 

Ver, vai além do olhar! É necessário empatia, sensibilidade para perceber o ambiente, a realidade da pessoa doente, dos familiares, da história, das dores, lutos que as pessoas carregam. É preciso sensibilidade para ajudar as pesssoas falarem sobre a morte. A morte não como um fim, mas a morte na perspectiva da vida. A morte coloca as coisas no seu devido lugar. 

 

Galeria de Fotos