CIFA

Preparando o Natal

Durante o mês de dezembro os profissionais do HCSA e RBV terão oportunidade de um  preparar-se para o Natal no coração. Numa retorspectiva do ano, cada profissional é convidado a olhar para seu coração e também para o coração da comunidade. Constatamos muita luta, muito empenho, doação e noites mal dormidas de profisisonais da saúde sobretudo na onda da pandemia que nos atingiu em março e abril deste ano. Mas constatamos também muita solidariedade, muitos gestos de carinho, cuidado e amor da nossa comunidade. 

Nos motivou para esta caminhada de retomada, Madre Clara Maria, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida: 

Mês do Natal! Preparemos o presépio de nossos corações com atos de humildade e amor... É preciso que prepararmo-nos para receber o Divino Infante, de uma maneira séria, sem fantasiaComo está nosso coração diante de Deus? Há a dureza, a aspereza das palhinhas do presépio? Examinemo-nos diante das nossas ações durante o ano. É tempo de balancetes – o fim do ano. Lembremo-nos que a principal festa é preparar o presépio do coração.

Que bela festa preparamos para o Menino Jesus, em nosso coração, procurando apresentar-lhe um presépio aveludado, pelo esforço de adquirir o espírito de mansidão, da santa humildade, cujos meios se apresentam tão comumente... Um presépio com a estufa do amor... praticado em cada ação, por pequenina que seja... tudo nos leve a preparar bem o presépio de nossos corações, com calor do amor e com as palhinhas amaciadas pela caridade, pela mansidão. (livro: Irmã Clara Maria – Uma experiência de vida Franciscana, p. 193-196)

 O Menino Jesus hoje se faz presente pessoa que chega ao hospital para ser atendido: ele também chega frágil, precisando de nossos cuidados, carinho, amor, atenção. Chega doente no corpo, mas muitas vezes com dores na alma que nem sempre percebemos em meio a tantas necessidades. Por isso a importância de trabalhar o coração e ao mesmo tempo também fortalecer os laços da equipe para apoiar uns aos outros.