CIFA

Um ano de UNIFRATER

No dia 06/10/2019, às 17h, na Sede da UNIFRATER (União Fraterna da Terra), aconteceu celebração eucarística em ação de graças pelo primeiro ano de existência da cooperativa que se localiza na localidade de Delfina, interior de Estrela/RS. Esta celebração marcou o aniversário de nascimento (04/10) e também um ano de falecimento (26/12) de seu principal mentor e do qual traz também o nome: Frei Eugênio Schmidt.

Além da celebração houve visita às novas instalações da cooperativa: estufa de moranguinho, estufa de cultivo de alface hidropônia (usando de tecnologia de precisão e sem uso de agrotóxico). A cooperativa ainda diversifica sua produção com apicultura. Conta ainda com água natural, usando carneiros para bombear água, sem prejudicar o meio ambiente e com baixo custo.

Atualmente 16 pessoas fazem uso fraterno da terra. Cultivam produtos como: aipim, morangas de diferentes qualidades, cebola, melancia, melão. 

Este espaço vem se tornando uma referência na região para uma agricultura sustentável, particularmente em pequenas propriedadades. Acontecem neste espaço cursos diversos em parceria com a EMATER que orienta os produtores. São parceiros ainda nesta caminhada o SENAR, STR, Prefeituras de Estrela e Bom Retiro do Sul e sementes Isa.

Esta cooperativa prima ainda pelo cultivo da espiritualidade. A cada dois meses o grupo se reune para estudar e rezar a partir da espiritualidede francisclareana. Frei Gastão Zart, OFM é o assistente espiritual do grupo. Ir. Nivia e Ir. Elizabete (CIFA) integram e colaboram no grupo da espiritualidade de UNIFRATER.

O Hospital de Caridade Sant'Ana é parceiro. Como defensores da vida, apoiamos iniciativas como estas. Parabéns UNIFRATER!

Galeria de Fotos